12 julho 2010

Will

Primeiramente é um derivado do meu nome, segundo é um verbo inglês que denota o futuro, e por terceiro, ainda na língua inglesa, significa “força de vontade”. Usando o primeiro e focando no terceiro aspecto conto que comecei a vida tranqüila, na infância eu vivia dentro do considerado normal, fui apresentado ao mundo profissional por volta dos doze anos de idade, era algo fácil, me tomava uma ou duas horas no máximo, o fazia em casa sem precisar de muito empenho. Quando me tornei teen às coisas se intensificaram com trabalho de dia e estudo de noite, normal para um adolescente também, essa nova rotina me incomodava, só curtia um sossego quando colocava a cabeça no travesseiro. Preguiça? Não, achava injusto meu suposto salário nos meus primeiros estágios, procurei outros e encontrei alguns com remuneração decente. No ápice dessa escalada percebi que estava exercendo atividades muito aquém do que deveria, me tornei gerente sem os benefícios do cargo, sugado por uma empresa que se aproveitou de minha inocência, o que me levou aos dezoito anos soltar meu sétimo e último: “Eu me demito”.

Fui andando sem pensar em voltar, hoje eu trabalho muito mais que naquela época e não existe mais um logotipo terceirizado no meu peito. Nada contra quem escolhe aquele caminho, cada um tem suas necessidades particulares, pra mim que não rolou, me deixava infeliz. Lá estava eu, do quase topo da cadeia alimentar para um desempregado, me assustei com a situação de imediato, devo confessar, tive que passar no verdadeiro teste que vem junto com toda escolha: precisei repeti-la, constantemente optando em ser verdadeiro com minhas decisões antigas. Até hoje não me rendi, já cheguei ao fundo do poço da derrota falindo minha primeira empresa, mas eu abri outra e não joguei a toalha, preciso honrar o meu nome não é? Pelo contrario, não creio que nome ou qualquer outro tipo de semiótica interfira numa personalidade, sou quem sou por ter vivido o que vivi, “ação e reação” como diria o Merovingian. Falando em Matrix, lembrei do trecho do diálogo final da trilogia, ajuda na ilustração da idéia, vou colocar abaixo a “lição de realidade” - dada por um deus escuro - sendo rebatida por Neo:

Smith: “Por que se levantar, Sr Anderson, por quê? Acredita que esta lutando por algo a mais que sua “sobrevivência”? Pode me dizer, será que faz alguma idéia: Seria pela “liberdade”, talvez “paz”, ou por “amor”? Ilusões, divagações da percepção, criações temporárias de um fraco intelecto humano tentando desesperadamente justificar uma existência sem significado ou propósito, todas tão artificiais quando a própria Matrix. Você deve ser capaz de enxergar isso a essa altura, é inútil continuar lutando, por que Sr Anderson, por que você persiste?!”

Neo: “Porque essa foi a minha escolha.”

Em uma única frase, o deus da luz do mundo virtual desfere uma porrada filosófica que destrói todo o entendimento dado por Smith, o ex-agente que estava passando por uma crise, gerada pelo Arquiteto, que não deixou o programa “reencarnar” como novo software, e se viu obrigado a continuar existindo só para equilibrar o sistema, Neo representa o livre-arbítrio e Smith o fatalismo, dois conceitos essenciais que são refletidos na vontade de todo individuo. Vivemos exatamente nessa linha tênue que separa esses dois mundos: Em um lado podemos fazer tudo que esta disponível dentro do possível, e no outro esta o inevitável que deve ser unicamente aceito, dizem que a verdadeira sabedoria esta em saber diferenciar essas duas situações. A vontade tem até mesmo uma religião em sua volta, criada por Aleister Crowley a “Thelema” prega a descoberta da “verdadeira vontade” no iniciado, esse terceiro olho estaria em comunhão com a “vontade do universo”, despertando o divino que há dentro de todo ser vivente.

Pra mim, Will, a principal arma da força de vontade é a disciplina, que etimologicamente é derivada da palavra discípulo, ou seja, a força de vontade deve ser tratada tal qual se trata um mestre. A subjetividade acarreta influência também: O otimismo que pode inflar o potencial de vitória, assim como o seu oposto, que pode desmontar uma ótima estratégia. A Determinação lhe permite ver claramente o objetivo, não permitindo distorções ou substituições. E mais dois ingredientes fundamentais: A paciência, necessária para reconhecer que certos resultados só são atingidos a médio e longo prazo, e o entusiasmo, que nos envolve de energia preparando-nos pra comemorar no final.


Nenhum comentário: