09 junho 2010

Desabafo virtual contra teístas

"Abaixo vídeo de PC Siqueira questionando algumas atitudes extremistas.

Parte 1



Parte 2


Vou comentar esse vídeo acima, mas primeiro quero esclarecer que eu não sou ateu - nem sei o que eu seria - talvez agnósticooutras vezes beliver em algo personalizado - super conveniente né - e de vez em quando: um descrente total, mas mesmo nessa fases não sou ateu, pois pra mim o ateu é o crente do nada, que apesar de ser impossível provar a não-existência de Deus usa da "fé" pra dizer que ele não existe. Ótimo, agora com isso em mesa falo sobre PC Siqueira, o achei de uma sapiciência incrível, comecei a ver o vídeo meio distraído e em alguns minutos já estava vidrado dizendo amém pra "quase" tudo que ele falava, quando ele citou o "Unicórnio Cor-de-rosa Invisível" realmente o levei a sério.

Pra ser mais divertido, vou escrever antes "o contra".  Uma critica deve ser bem descrita então optei por postar somente um dos meus contras: A Religião não é o maior problema da humanidade, o mal uso dela sim, por isso concordo com tudo que ele disse sobre fanatismo. Porem se você usar de bom senso você pode ler todos os textos "sagrados" de todas as religiões do mundo e no final sua bagagem cultural será enorme! Esses textos não sobreviveram ao tempo só por causa das mãos dos tiranos teístas, tambem por serem uma valiosa obra de arte na humanidade. Me usando como exemplo: eu jamais humilharia alguem, nem jamais roubaria algo de qualquer um, também jamais sequer cogitaria a hipótese de um assassinato e jamais menosprezaria o presente do universo conhecido como "existência". Escrevi propositadamente tantos "jamais" pra enfatizar que NUNCA faria nada dessas coisas medíocres, e que as verdades que constituem o meu "eu", são derivadas em parte dos meus estudos da cultura judaico-cristã
, esotéricas, budistas e hindu. Mas é como falei, eu li com bom senso, eu consegui ler uma metáfora, consegui discernir o que é útil do que é arcaico, esses textos tem milênios e eles serviam bem a sociedade primitiva, contudo não podem ser aplicados de maneira literal e em sua totalidade nos dias de hoje. Vou até usar a Bíblia como referência: “Ponde tudo à prova. Retende o que é bom" (I Ts 5.21) Ou seja, leia realmente "tudo" e use pra sua vida somente o que é sadío e válido, o resto que for ultrapassado não serve como modo de conduta. Pra isso é preciso ter o discernimento da inteligência própria.

E agora pra fazer a ovação, os "prós":

Adorei o "pensem por si mesmos", seja você quem for, não tenha medo de expressar sua real mente, não importa se os outros vão apedrejar você, se te criticarem (ótimo, essa é a meta), use isso a seu favor, não descarte outro ponto de vista, ele é tão valioso quanto o seu. E caso sejam criticas gratuitas só com más intenções não se ofenda, pois quem solta "coisas" assim sempre tem pensamentos-prontos (a caixinha) como se fossem formulas sujas que eles tentam aplicar em todas as questões, à eles envie a sua pena. E digo mais: "é tão bom pensar" uma pessoa não deve colocar a razão em suspensão ou trocá-la por ensinos (como PC falou), sejam eles providos do Pentateuco, Nietzsche ou o Google,  jamais devemos substituir a nós mesmo. Quem vive por si mesmo sofre (é verdade), pois se percebe que a responsabilidade da sua vida é só SUA, ao se questionar tudo uma grande dor vem junto, na maioria das vezes você se dedicará à algo falso ou ilusório e no final terá de jogar tudo fora e recomeçar de novo (e de novo e de novo). Quando se achar um "gênio", vai perceber que fez uma esfera de intelectualidade e se trancou dentro dela, pois se realmente tem a luz e não "ilumina" é pior que o ignorante que de nada sabe. E isso que disse acima não é uma doutrina, se acha que estou errado, por favor, me apedreje.

Eu também penso que quando eu morrer, eu vou morrer! Por mais redundante que isso soe, pois quando o meu cérebro pifar o meu "eu" pifará junto, ou seja, adeus todas as minhas memórias, ideias, conceitos, trejeitos, verdades, vitórias e etc. Pode existir um além? Pode. Entretanto não vejo porque o universo criaria algo tão engenhoso como o meu cerebelum se lá no pós-morte tem um back-up de mim, entende.

P.s.: Aqui
 está o vídeo que o PC Siqueira fala sobre as baratas, mas nesse link ele usa seu estilo cômico clássico que passa até na MTV, não é "sério" como o vídeo acima.

Nenhum comentário: