31 julho 2009

A fobia do final dos tempos


Quero descrever de forma cética e racional sobre o fim do mundo, fim da raça humana ou o fim do planeta terra, que é comumente assimilado ou derivado do medo da morte inerente a todo ser vivo, fato que consome o bom senso de todo ser humano. Esse pânico atualmente se espalha pelo mundo ocidental, especialmente nas Américas, uma pandemia de medo, se manifestando em aspectos diferentes da vida cotidiana de forma mais abrangente, pois alem de cobrir a já antiga religião e espiritualidade que há milênios anunciam o fim dos tempos, agora invade o universo pop/nerd em filmes como: "O dia em que a terra parou", "O fim dos tempos", "O presságio", "2012"...
Trailler do filme 2012:

Tais filmes não seriam possíveis se considerável parte do planeta não estivesse numa fase “beliver”, qualquer povo racional descartaria tais filmes devido à quantidade de fé que é exigida durante o passar do filme. É preciso ser um grande sacerdote para se divertir vendo aquilo. As películas são feitas com muita atenção a credibilidade do que se passa na tela, não permitindo sequer por um segundo de exibição que a platéia perceba que aquilo é uma ficção.
Um novo aspecto de medo que esta sendo explorado atualmente, ele esta na área da saúde, comprometendo o próprio corpo da raça humana, que agora se vê a mercê de uma “nova doença” que esta matando. A Influenza A H1N1 derivada de uma companheira da humanidade desde as caravelas de Colombo é temida como a nova doença do século 21, colocando pessoas em rituais precisos de como agir perante o perigo eminente. O problema é que estudada essa nova doença, ao que se percebe até hoje, não se difere em nada de relevante se comparada às outras síndromes de influenza (apenas afetando com mais ferocidade o grupo de risco - ídem as demais influenzas). A equação pode ser diferente, mas o resultado é o mesmo: vem diminuindo a mortalidade com o passar das décadas devido os avanços tecnológicos nos tratamentos da doença.
Então por que a imprensa e a opinião pública continuam aumentando as medidas de precaução? A teoria que tenho atualmente é a cultura do medo como expliquei acima, que esta atrelada diretamente a liberdade do ser vivo que é tolhida e podada nesse estágio da Era Contemporânea. O motivo de tal manipulação é o numero absurdo de habitantes que existem na terra. Estamos em uma fase onde a crença da humanidade atinge seu ápice e acreditamos em tudo. Consumimos todo que nos pedem, fazemos tudo o que nos é solicitado, o controle é preciso para impedir o “Fim dos tempos” que esta a beira de nossa porta. Uma data esta sendo formada atualmente no inconsciente dos terráqueos: 2012.
Eles estão marcando a data para aumentar o medo da ameaça, pois com uma data fixa para o fim, o medo se solidifica no coração de um ser vivo. Sendo intencional ou não eu vejo que quando essa data passar e nada acontecer, um tempo de ceticismo e razão lógica surgirão. Como tudo se equilibra no universo, o mundo que mergulhou na crença no passado, no futuro evitará o conto de fadas. Quando te perguntarem de você esta com medo, simplesmente responda: “Acho que devíamos temer quando o medo supera a razão.”

Nenhum comentário: