06 setembro 2010

Yin Yang


"Ousada árvore, para seus galhos tocarem o Céu suas raízes devem tocar o Inferno."

Tenho tendência a ser paranóico e, por vezes, encontrar padrões onde não há, mas enfim, seque esse artigo sobre o equilíbrio, a simetria e o extremo "zero/um". Poir isso ao invés de afirmar (como usalmente faço) eu vou perguntar: Seríamos felizes com o paraíso que criamos a nossa volta se não fosse o inferno que tende em nos buscar? O livre-arbítrio teria graça se não fosse o destino e seus maldito trilhos? E as personalidades no convívio social? Podemos esteriotipá-las tambem em "legais" vs "egocêntricos", os legais são livres e vivem numa boa, fazem todos ficarem confortáveis a sua volta. Já os egocêntricos basicamente têm um "eu devo ser perfeito para ter 'atitude' assim sendo melhor que eles", amplia seu ego para se sentir mais dignos e melhor para consigo mesmo. Superficialmente são personalidades opostas, mas no fundo têm o mesmo problema, pois tanto o legal quanto o egocêntrico tem baixa auto-estima, são inseguros e precisam de validação do grupo, o equilibrado vai pisar nesses dois territórios em dias diferentes e se sentirá bem com isso, afinal esta sendo verdadeiro.

E nas ações físicas? Comer demais e em seguida fazer dieta, beber todas na balada e na manhã de ressaca jurar nunca mais beber novamente, superficialmente, parece uma grande mudança, mas mentalmente é uma gangorra de mesmo eixo, mais uma vez tornando o estereótipo "zero/um" perfeitamente válido e real. Consciente e inconsciente? Te conto que quanto mais eu trabalho e mais ativo sou, mais eu dormo feito um bêbe, e consequentemente quando melhor dormir mais energia terei para trabalhar. A insônia sempre foi minha companheira durante décadas da minha vida, mas agora não mais, pois eu chutei o ócio-criativo da minha vida.

Terceira Lei de Newton do movimento: "Para cada ação, há uma reação igual e oposta". No dia em que aprendi isso no ensino médio percebi que o Yin Yang tinha validade científica, assim como o Karma (se é que você acreditar no que transcende). A lei de Newton e o Yin Yang se aplicam ao amor e ódio, luz e trevas e outras polaridades fundamentais como: a vida e a morte. Quase todos os medos da humanidade são derivadas da morte, através da incerteza do desconhecido que na gigantesca maioria dos casos é velada e fantasiada com ilusões a sua volta para não tocar a verdade: todos morrem. Ninguem quer aceitar que vai morrer, e que pode ser daqui 15 minutos, então fincam pé na vida e desenvolvem fobias absurdas. "O medo mata a mente", já dizia David Lynch, se você tem medo de alturas será restrita à ficar no chão, o que significa metaforicamente o medo de voar? É o medo de conhecer a vida em outras culturas, adquirir novas lentes para ter uma perspectiva diferente, abrir mãos de suas crenças e abraçar uma nova à cada ano... e etc. Logo: Voe! pois se você não esta voando esta desenvolvendo fobias e como dizia Shakespeare: "Os covardes morrem muitas vezes antes de suas mortes, o valente prova da morte apenas uma vez ".


Cena final da Rainha na série "V" (Alerta de Spoiler)

Esse vídeo acima descreve bem como eu me sinto hoje, meu mundo esta desabando frente aos meus olhos, mas eu não estou apavorado. Amadureci rápido demais, daí vem uma das facetas da minha dor atual, não agi com equilíbrio e agora preciso pagar pelo erro. E o que tem de mais em errar? O pecador é quem fomenta o valor do santo, sem ele o perfeitinho divino sequer existiria, e sei que minha fase é passageira (tudo é), já me iludo em algum calendoscópio que a vida cruze no meu caminho e tudo volta ao normal. A negatividade tem tanta atenção em nossa cabeça como a positividade, e qual delas esta certa? Uma te força à tomar medidas e agir enquanto a outra mantém você na zona de conforto, mas é bom lembrar que a inconsistência de qualquer coisa só é registrada nos olhos daqueles que estão ingenuamente unilaterais.

Nenhum comentário: